Por Eliana Motta
A sede da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana promoveu o I Encontro de Jovens Solteiros no dia 25 de julho com o tema "Andai como filhos da luz" Efésios 5: 8b, onde dezenas de jovens receberam do altar do Senhor, direção para sua vida profissional, ministerial e principalmente para a vida sentimental. O evento contou com a ministração poderosa do servo de Deus bispo José Moreno da Igreja Anglicana em Belo Horizonte .
O encontro foi mediado pelo pastor Walter Martins vice-presidente da IECP sede e contou com a ilustre visita do presidente do ministério pastor Euclides Correa Neves. Os jovens foram divididos em dois grupos: meninos e meninas que foram ministrados pelo pastor Claudinei Pereira da Cruz e pela pastora Dra Marli Tavares, delegada da polícia da mulher em São Paulo, ambos do ministério, e utilizaram como material de apoio uma apostíla com temas como sensualidade e suas consequências espiritual, e socialmente. Os pastores expuseram com clareza e objetividade os riscos do sexo fora do casamento como uma gravidez indesejada, o perigo de cotrair doenças sexualmente transmissíveis e espiritualmente e o de estar desagradando a Deus, pois Ele tem projetos de paz para nossas vidas.
De acordo com a apostíla "pessoas com espítito de Amnom não conseguem ater-se em um conselho de pai ou mãe, líder e verdades da palavra", II Samuel 13:1 - 22 onde relata a atitude maligna de Amnom ao violentar sua irmã.
Com base em sua experiência na delegacia da mulher a pastora Marli Tavares aprofundou em questões que precisam ser tratadas na igreja como estupro, homosexualidade, e a necessidade dos jovens buscarem direção para sua vida profissional, não depositando suas expectativas de vida em um casamento e ocuparem seu tempo com os estudos.
Ao final dessa reunião os grupos se reuniram no templo da igreja e sob a preleção do bispo José Moreno, pautado na palavra de Lucas 24: 6 a 53, relatou situações nessa passagem bíblica que os discípilos passaram, como: a perda, presença, o convite, a comunhão. Respondeu aos questionamentos de alguns jovens e utilizou um questionário, préviamente preenchido pelos convidados, para que fosse traçado o perfil desses jovens e para que os mesmos fossem exclarecidos com base na palavra.
Surpreso, o bispo respondeu à dúvida mais recorrente entre os convidados, sobre o significado da palavra fornicação. Ao explicar que era o ato de praticar sexo fora do casamento ou a sensualidade que estimula a sua prática entre solteiros. Comparou a falta de informação, à doença Alexitimia, que é uma marcante dificuldade para o uso apropriado da linguagem para expressar e descrever sentimentos, bem como a dificuldade para diferenciar com precisão as sensações corporais e uma impressionante capacidade para fantasias.
Finalizando o encontro, a Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana sede sorteou entre os convidados diversos brindes e promoveu uma balada gospel para a integração dos jovens.
Confira as fotos
Presidente da IECP sede bispo Euclides Correa Neves